Stanley Clarke - Jazz In The Garden

Por Maurício Angelo on mar 2, 2010 em Destaques, Reviews de CdsNo comments

Stanley Clarke ganhou notoriedade mesmo a partir do Return To Forever, grupo montado pelo pianista Chick Corea no início dos anos 70 e que foi fundamental no desenvolvimento do jazz-fusion, com elementos do rock e também da música latina, no caso do RTF. O grupo, com variadas formações, acabou por reunir alguns dos maiores músicos do jazz pós-60’s, como já era o próprio Corea e viriam a ser Clarke, Al Di Meola e o baterista Lenny White, que gravou com Miles Davis e acabou fazendo parte do trio montado por Clarke posteriormente.

Tive a oportunidade de ver Stanley Clarke ao vivo em 2007, em Belo Horizonte, junto a Al Di Meola e Jean-Luc Ponty no espetacular projeto “Rite Of Strings“. Ali, cara a cara com ele, você entende a diferença entre assistir um monstro e a maioria dos batedores de cordas por aí que chamamos de “baixistas”.

Ao lado do companheiro Lenny White e da surpreendente Hiromi Uehara, Clarke lançou ano passado este “Jazz In The Garden“, que passou batido por muita gente, inclusive por mim, que demorei a ouvir. É sem dúvida uma das melhores obras de 2009. Já nos primeiros minutos de “Paradigm Shift”, homenagem à Barack Obama, fica evidente o refinamento do trio em nos entregar o melhor do jazz contemporâneo, seja nas melodias únicas seja no virtuosismo inevitável e sempre posto a favor da música, não como mera exibição.

Clarke traz o impecável vibrato de sempre, criando estruturas, harmonias e “conversações” únicas entre os instrumentos. O piano de Uehara não se intimida por ficar entre os dois mestres. A capacidade de reinterpretar clássicos e standards com um domínio próprio e fluido fica evidente desde “Sakura Sakura”, música japonesa, até a incrível “3 Wrong Notes”. Uehara contribui com a doce “Sicilian Blues” e “Brain Training”, além da colaboração direta em “Global Tweak”. Impressiona o entrosamento maravilhoso alcançado com dois ícones do jazz que se conhecem há décadas, as melodias diversas que emergem do piano e o senso de colocação sempre preciso.

Os standards não poderiam ser escolhas melhores: “Solar”, de Miles Davis, “Take The Coltrane”, de Duke Ellington e “Isotope” de Joe Henderson falam por si.

Por fim, o trio entrega ainda uma versão no mínimo suculenta de - pasmem - “Under The Bridge”, clássica balada do Red Hot Chili Peppers, presente no “Blood Sugar Sex Magik” de 1991. A dimensão totalmente nova dada a UTB é um deleite completo, independente de se gostar ou não da original.

Clarke e White são exemplos de músicos não acomodados e não reféns da própria técnica ou do nome que criaram. “Jazz In The Garden” tem o frescor do ápice da juventude, maturado pela experiência imprescindível dos anos. A criatividade e o constante desafio ao trivial (falso pleonasmo) encontram horizonte singular aqui. Apostando em direções variadas e complementares do jazz, o trio acerta sempre, trazendo nas 12 faixas um panorama amplo da música atual. Obrigatório.

  • Share/Bookmark
Tags: clarke, coltrane, Destaques, jazz, Reviews de Cds

Matérias Relacionadas

Tags: , ,

Leave a comment

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.