Skip to content →

Sétima edição do Rio Music Conference debate os rumos da música eletrônica

De 4 a 17 de fevereiro, o maior evento de música eletrônica da América do Sul vai reunir 120 mil pessoas, com conferência e festival com os maiores DJs do mundo

As informações abaixo são de press release, publicado na seção Agenda.

Não é só o samba que movimenta o Rio de Janeiro em fevereiro. A sétima edição do Rio Music Conference (RMC) – maior encontro de música eletrônica e entretenimento da América do Sul – acontecerá de 4 a 17/2. Ao longo desses 14 dias, o evento reunirá na cidade inúmeros artistas, produtores, jornalistas, empresários, além de personalidades influentes da cena eletrônica e da indústria criativa nacional e internacional. O RMC é dividido em duas etapas: uma voltada ao negócio e estímulo ao desenvolvimento do mercado, que engloba as programações da conferência e o Club Week. E a segunda, durante todo o carnaval, totalmente destinada ao entretenimento com o festival de encerramento, agora batizado de “Rio Music Carnival”.

 A conferência com palestras, workshops e speed coaching será no Hotel Pestana Rio Atlântica, de 4 a 6 de fevereiro. Um dos principais temas abordados será a questão da distribuição dos direitos autorais da música eletrônica no mundo, que começa a ser repensada a partir da chegada no mercado de aparelhos que permitem a identificação das faixas que foram tocadas. O Club Week oferecerá uma programação especial em todos os dias do evento, por meio de uma parceria do RMC com estabelecimentos locais, agitando ainda mais a vida noturna da cidade. Já o tradicional festival de encerramento, que neste ano ganha uma marca própria e passa a se chamar Rio Music Carnival, contará com apresentações, na área externa da Marina da Glória, de alguns dos principais DJ’s nacionais e internacionais da cultura eletrônica, entre eles, Tiësto, Alesso e o duo Dimitri Vegas & Like Mike.

 A estimativa é de que 120 mil pessoas participem do evento, que inclui a conferência, cerca de 400 festas no Club Week, e o Rio Music Carnival. “O RMC funciona como um espaço para a troca de informações e experiências dos envolvidos nos setores da música e do entretenimento ao vivo, além de estimular novos negócios e o networking, como forma de impulsionar ainda mais o meio da música eletrônica no Brasil”, explica Claudio da Rocha Miranda Filho, fundador e diretor executivo do RMC.

CONFERÊNCIA

A conferência, que ocorrerá nos três primeiros dias do evento (4, 5 e 6 de fevereiro), receberá mais de 40 participantes nacionais e internacionais,  – vindos de países como Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Índia, Chile, Espanha, México, Portugal, Alemanha, França e Canadá -, para debaterem os rumos e oportunidades do setor de entretenimento ao vivo em workshops, paineis e encontros de negócios. Uma das principais pautas de discussão será o lançamento do KUVO, aparelho da marca Pioneer, que promete revolucionar o sistema de reconhecimento de músicas em boates e festivais, impactando diretamente a cobrança de direitos autorais.

A AFEM (Association For Electronic Music) estima que os artistas e produtores da música eletrônica deixam de ganhar 160 milhões de euros por ano em diretos autorais. Por isso, a associação começou uma campanha “Get Played, Get Paid”, que busca direcionar os royalties de performance para compositores e produtores mediante a racionalização dos métodos usados por organizações de direitos para controlar as músicas tocadas em boates. A criação do KUVO é uma maneira de começar a colocar a ideia em prática, isso porque, o aparelho é conectado a uma mixer e rastreia a música tocada no club em tempo real, através de uma tecnologia baseada em “nuvem” (cloud).

Organização inglesa sem fins lucrativos, a AFEM foi criada para representar os interesses comuns das companhias e dos indivíduos que trabalham no mercado da música eletrônica, da qual Claudio, diretor do RMC, é o único brasileiro a fazer parte do board. Os co-fundadores Ben Turner e Kurosh Nasseri, assim como o CEO Mark Lawrence, estarão no RMC. Além do painel dos direitos autorais, eles também participarão de outro debate para falar sobre como avaliam o progresso da AFEM nos últimos anos e os planos de expansão da associação na América Latina.

Com o boom de grandes eventos desembarcando no Brasil, como, por exemplo, o Tomorrowland, o RMC terá um encontro dedicado ao tema. Entre os debatedores estarão Jose de la Barra (Lollapalooza Chile) e Martin Gontad (Creamfields Argentina). Em outro momento da conferência, Richard Zijlma, diretor geral do ADE (Amsterdam Dance Event) – maior encontro do segmento em todo o mundo – vai falar sobre como o avanço da EDM (Eletronic Dance Music) impactou o ADE.

Os workshops trarão dicas para impulsionar a carreira no setor da música. Entre os convidados, Vivien Lewit, responsável pelas relações artísticas do YouTube, falará sobre como utilizar o site para a divulgação de um trabalho. Enquanto, Nikhil Shah, cofundador do Mixcloud, serviço de streaming de música online, que abriga programas de rádio, mixagens de DJ e podcasts, mostrará como tirar o máximo proveito do Mixcloud, usando o serviço como uma ferramenta de marketing.

Além de palestras e workshops, também marcará a programação da conferência o speed coaching, no qual os participantes terão um tempo de atendimento individual com especialistas de diversas áreas, que lhes darão dicas e orientações específicas dirigidas às necessidades e projetos de cada um.

Outras presenças garantidas na conferência são Nick DeCosemo, editor da revista Mixmag; Peter Hook, ex-baixista do Joy Division e New Order; Clarissa Pantoja, Global Head of Music da AB Inbev e Craig Pettigrew, co-fundador do BPM Festival. Entre os convidados nacionais, Gui Boratto, produtor; Renato Ratier, dono dos clubes D-EDGE e Warung; os DJs Alok, FTAMPA e Vintage Culture e os jornalistas Camilo Rocha, Claudia Assef e Sarah Kern.

CLUB WEEK

Os participantes inscritos na conferência recebem uma pulseira que dá direito à 2ª edição do Club Week Rio, na qual cerca de 50 casas noturnas da cidade oferecerão descontos e vantagens em sua programação aos participantes do RMC, no período de 4 a 17 de fevereiro. Serão mais de 400 festas parceiras.

 Essa foi uma maneira de transformar os clubes cariocas em coanfitriões do maior encontro de música eletrônica do país. Além de ser uma forma de difundir a cultura da diversão e da música no Rio de Janeiro.

Rio Music Carnival já tem confirmados na área externa da Marina da Glória shows de Tiësto,  Alesso, Dimitri Vegas & Like Mike e Afrojack

httpv://www.youtube.com/watch?v=nQm-N7J4wug

 O famoso festival oficial de encerramento do Rio Music Conference (RMC)  chegará com muitas novidades à sua sétima edição, de 13 a 17 de fevereiro de 2015.  Agora o festival passa a se chamar Rio Music Carnival. Além da nova assinatura, um diferente formato: o evento cresce e se desloca dos pavilhões para a área externa da Marina da Glória, com palco e cenografia novos, camarotes modernos e espaçosos, um sky bar (bar suspenso) com vista para o Pão de Açúcar e Baía de Guanabara e também um setor de backstage remodelado. Uma grande produção com amplos espaços ao ar livre, que receberá cinco noites de festas temáticas com shows dos maiores DJs do mundo, entre eles, Tiësto,  Alesso, os irmãos Dimitri Vegas & Like Mike e Afrojack, que vem pela primeira vez ao Rio.

Claudio comenta sobre as mudanças: “Com o decorrer dos anos, percebemos que o festival de carnaval deveria ter uma identidade própria, de forma que ficasse claro para o público final, a separação da área de entretenimento da área de negócios e informações do Rio Music Conference. Assim, o que foi um dos nossos grandes desafios em 2009 – fazer música eletrônica em pleno carnaval carioca – virou parte de nossa marca e, a partir de 2015, leva a assinatura de Rio Music Carnival. O festival em sua essência continuará o mesmo, oferecendo estrutura de ponta e um line up de peso, com a apresentação de importantes artistas da música eletrônica mundial”.

No Rio Music Carnival 2015, a presença de Tiësto já é garantida no dia 13, na noite “Fusion Stage”, que é a plataforma de shows da Fusion. Um dos primeiros a elevar o patamar dos DJs no show business, o holandês é o responsável por sucessos como “Traffic”, “Dance 4 Life”, In The Dark”, “Red Lights”, entre outros.

O festival também terá uma edição da festa Life in Color, que será realizada no sábado de carnaval, dia 14, com apresentação de Showtek, da reconhecida gravadora Spinning Records. A Life in Color é considerada a maior “paint party” do mundo. Nela, jatos de tinta são lançados no público, transformando a plateia em um verdadeiro arco-íris.

O badalado club Carioca, Miroir, assina a noite de domingo, dia 15, e marca a estreia do Afrojack na pista carioca. O holandês, que já conquistou o Grammy, chega com seu último álbum, “Forget The World”. Aos 26 anos, o DJ e produtor, já apareceu em  lugar na lista “de DJs mais bem pagos do mundo” da Forbes, em 2013. E em 2014, a conceituada revista norte-americana “The Hollywood Reporter” o chamou de “ícone global pronto para conquistar o mundo”.

Alesso é outro grande nome confirmado. O sueco toca no dia 16, na noite “Green Valley”, inspirada no badalado club de Santa Catarina, que foi escolhido em 2013 como o melhor do mundo pela DJ Mag. Alesso começou a carreira em 2011 fazendo remixes de nomes como Avicii, Swedish House Mafia e Tiësto, hoje está entre os melhores DJs do mundo. Ele acumula mais de 2,5 milhões de seguidores no Facebook e seus vídeos no YouTube já atingiram, ao todo, a marca de mais de 100 milhões de visualizações. Entre seus hits, estão “Years” com participação de Matthew Koma e “Calling (Lose My Mind)” com Sebastian Ingrosso.

Encerrando em grande estilo, no dia 17, o Rio Music Carnival apresenta o duo Dimitri Vegas & Like Mike.  Residente do Tomorrowland, a dupla ficou na segunda colocação no último ranking da DJ Mag. Além disso, os irmãos também são conhecidos por parcerias com artistas de peso como Lady Gaga, Snoop Dogg e Jennifer Lopez.

Os ingressos para o Rio Music Carnival estão à venda pelo site http://www.ingressocerto.com/mmlive. São oferecidas três modalidades de compra: ingressos avulsos para cada dia de festa; “03 Day Pass” (passaporte válido para três dias) e “05 Day Pass” (passaporte válido para os cinco dias). O evento contará com três setores: “General Admission”, “Premium” (área em frente ao palco) e “Camarote” (localização privilegiada e acesso a todas as áreas do evento).

SOBRE O RMC

Desde 2009, o RMC acontece no Rio, na época do carnaval, com uma programação que inclui um festival com os maiores astros da música eletrônica mundial e uma conferência com palestras, workshops e feira de negócios. Ao longo de sua existência, o RMC vem ampliando sua atuação, incluindo a criação dos Embaixadores RMC, do Prêmio RMC, Anuário do Mercado, Regionais RMC e Club Week.

Com sede no Rio, o RMC promove edições regionais para que a maior conferência da América Latina alcance todos os cantos do país. Em 2014, os encontros regionais passaram por Brasília (Centro-Oeste), Curitiba (Sul), Belém (Norte), São Paulo (Sudeste) e Recife (Nordeste).

 

SERVIÇO:

Conferência RMC

Data: 4, 5 e 6 de fevereiro de 2015

Local: Hotel Pestana (Avenida Atlântica, 2964 – Copacabana)

Inscrições: https://eventioz.com.br/e/rio-music-conference-2015

Valor: R$ 100

 

Rio Music Carnival (Festival RMC)

Data: 13 a 17 de fevereiro de 2015

Local: Área externa da Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, s/nº)

Horário: A partir de 22h

 

Atrações:

13 de fevereiro (sexta-feira) – Fusion Stage: Tiësto

14 de fevereiro (sábado) – Life in Color: Showtek

15 de fevereiro (domingo) – Afrojack

16 de fevereiro (segunda-feira) – Green Valley: Alesso

17 de fevereiro (terça-feira) – Dimitri Vegas & Like Mike

 

Ingressos: http://www.ingressocerto.com/mmlive

Valores: A partir de R$ 80 e R$ 100 (valores referentes à meia-entrada feminina e masculina, respectivamente)

Classificação: 16 anos (de acordo com a Portaria 1100, artigo 19º do Ministério da Justiça Federal e a Portaria 14, artigo 2º do Juizado da Vara de Infância e Juventude do Estado do Rio de Janeiro.)

Informações gerais: (21) 2512-7019 ou http://www.riomusicconference.com.br/

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Escrevi 3 livros de contos, crônicas e poemas. Venci o Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião” com ensaio sobre Roger Waters e o "duplipensar brasileiro" na Movin' Up.

Published in Agenda