Skip to content →

SUMAC: mais uma faixa do aguardado projeto de Aaron Turner

Aaron Turner foi um dos fundadores e líderes do ISIS, grupo que ajudou a consolidar o “sludge metal”, noise, etc, nos anos 00, lançando álbuns que se tornaram verdadeiros ícones do estilo, caso dos estupendos “Oceanic”, de 2002 e “Panopticon”, de 2004. Os vocais e a guitarra de Turner, ao lado do baixo de Jeff Caxide e da bateria de Aaron Harris, puxavam uma massa sonora impressionante, destilando timbres ultra pesados, riffs memoráveis e viradas de tempo como poucos conseguiam fazer naquela qualidade. Com o fim do grupo, em 2010, Turner passou a ter tempo para se dedicar a outros projetos, sendo o Old Man Gloom, com outros dementes do mesmo calibre, o melhor deles.

Para formar o SUMAC, Turner recrutou o baterista Nick Yacyshyn, do Baptists, além de contar com o baixo de Brian Cook (Botch e Russian Circles), oficialmente fora da banda. “Thorn In The Lion’s Paw”, a primeira música a aparecer, é um colosso típico das coisas que Turner costuma produzir.

httpv://www.youtube.com/watch?v=xjZ9ogw-tbg

Dois dias atrás, “Blight’s Light Angel” vazou e demonstra que “The Deal” tem grandes chances de figurar entre os melhores discos do ano. Apesar de ainda estarmos em janeiro, é a minha aposta dada não só a qualidade das duas faixas até aqui, como todo o histórico de Turner, que não costuma entregar nada abaixo da crítica.

httpv://www.youtube.com/watch?v=N0TtXIE6tGA

Em entrevista para a Rolling Stone, Turner disse:

“‘Blight’s End Angel’ is the first song written for Sumac, before I even knew Sumac would exist,” Turner says. “I knew what my intentions were in terms of how the music should sound, and it seemed this song’s creation was an act of channeling rather than intellectual composition. The middle section of the piece was also the first thing Nick and I played together, which solidified Sumac as an entity — the threshold through which unformed ideas were transmuted into form and flesh.”

O disco será lançado oficialmente dia 17 de fevereiro.

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Escrevi 3 livros de contos, crônicas e poemas. Venci o Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião” com ensaio sobre Roger Waters e o "duplipensar brasileiro" na Movin' Up.

Published in Mundo