Skip to content →

HQ conta a história real do pugilista que sobreviveu ao nazismo lutando boxe

O pugilista polonês Hertzko Haft sobreviveu a peregrinações entre campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial fazendo algo bem ousado: divertia nazistas como lutador de boxe em lutas contra prisioneiros. A Editora 8Inverso traz para o Brasil mais uma obra do quadrinista alemão Reinhard KleistO Boxeador, que conta essa história real através do ponto de vista do filho de Hetzko, Alan.

A HQ retrata um lado ainda pouco conhecido da Segunda Guerra: a prática do pugilismo como forma de sobrevivência em campos de concentração nazistas. Judeu polonês e acidentalmente capturado pela SS, o jovem Hertzko descobre uma maneira criativa para resistir às atrocidades daquele período. O livro ainda trata do passado do boxeador, através das lembranças anteriores ao conflito.

Kleist se baseou na biografia Um Dia Eu Contarei Tudo: A História de Sobrevivência do Boxeador Judeu Hertzko Haft, de Alan Scott Haft, ainda inédita no Brasil. Depois do fim da guerra, Hertzko emigra para os Estados Unidos, onde se torna pugilista profissional. Segundo o livro, sua maior intenção era aparecer no jornal para poder ser reconhecido pelo amor da juventude, também imigrante na América.

Lançado em 2012 na Alemanha, O Boxeador ganhou o Prêmio PENG! 2013 de melhor álbum em língua alemã no Festival de Quadrinhos de Munique, e Grande Prêmio 2013 do Festival de Quadrinhos de Lyon. Esboços de ilustrações, fotografias e um posfácio sobre a prática esportiva em campos de concentração acompanham a obra. A HQ será lançada na 16ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece no final de agosto, com a presença do autor.

Veja um preview da HQ na Revista O Grito!

boxe

Sou jornalista e desde 2003 escrevo sobre música, cinema, literatura e outros assuntos em diversos veículos digitais e impressos. Fundei a Movin' Up em 2008. Publiquei os livros "Meu Mundo é Hoje" e "11 Rounds", de contos e "Latitude 19 & Outros Hematomas" (crônicas e poemas).

Published in Livros