adufe

Saimos da região central de Portugal, do riquíssimo eixo Lisboa-Coimbra, e nos direcionamos ao norte para as regiões de Beira e D’Ouro (ver o mapa aqui).

Encontramos na música destas regiões algo mais próximo do que temos em mente em relação a música folclórica portuguesa. Os ritmos sincopados característicos de danças como o “vira” (sim, o “vira”, vítima dos Mamonas Assassinas e de Roberto Leal!) a chula.

Na região envovlvendo estes ritmos sincopados das danças temos o cavaquinho, as violas locais (como a viola beiroa), além dos instrumentos de percussão como os bombos (ou bumbos…não, eles não usam pedal duplos!) ou os adufes (foto), instrumentos de percussão de formato, singularmente, quadrado! (creio , no entanto, que na gravação presente aqui, salvo engano, só temos bombos e não adufes!)

Então fica registrado este post sob som de Beira e D’Ouro, voltando a ares mais contentes e leves da música folclórica. Aí embaixo, um alegre play de uma banda chamada ‘Pão de Ló’, tocando cantigas e danças da região!

Cd Beira e D’Ouro.

Share/Save/Bookmark

Related posts

Tags: ,

This entry was posted on sábado, novembro 28th, 2009 at 0:04 and is filed under II- Volta por Portugal. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a reply

Name (*)
Mail (will not be published) (*)
URI
Comment

Spam Protection by WP-SpamFree