
Saimos da região central de Portugal, do riquíssimo eixo Lisboa-Coimbra, e nos direcionamos ao norte para as regiões de Beira e D’Ouro (ver o mapa aqui).
Encontramos na música destas regiões algo mais próximo do que temos em mente em relação a música folclórica portuguesa. Os ritmos sincopados característicos de danças como o “vira” (sim, o “vira”, vítima dos Mamonas Assassinas e de Roberto Leal!) a chula.
Na região envovlvendo estes ritmos sincopados das danças temos o cavaquinho, as violas locais (como a viola beiroa), além dos instrumentos de percussão como os bombos (ou bumbos…não, eles não usam pedal duplos!) ou os adufes (foto), instrumentos de percussão de formato, singularmente, quadrado! (creio , no entanto, que na gravação presente aqui, salvo engano, só temos bombos e não adufes!)
Então fica registrado este post sob som de Beira e D’Ouro, voltando a ares mais contentes e leves da música folclórica. Aí embaixo, um alegre play de uma banda chamada ‘Pão de Ló’, tocando cantigas e danças da região!
Leave a reply