17
nov

De Volta a Portugal: O Alentejo.

   Posted by: tiago   in II- Volta por Portugal

violac

Rumemos um pouco ao norte, do Algarve tratemos do Alentejo. O Alentejo que, como podemos deduzir dos mapas aí embaixo, é formado pelos distritos de Beja, Évora e Setúbal. Distritos que são situados, da perspectiva de alguém do norte, “além” do rio Tejo.

Sem mais delongas (creio que aqui a música fale de maneira eloqüente por si mesma) vou postar dois álbuns sobre música tradicional desta região:

O primeiro álbum se trata de uma coleção de canções acompanhadas pela “viola de campaniça” (foto), viola tradicional do distrito de Beja, viola maior do que suas similares em Portugal. Trata-se de um álbum bem gravado, porém bastante tradicional, soando com toda a força inocente que salta da música profundamente enraízada na tradição.

O segundo play contem a música dos tradicionais corais do Alentejo, se trata de música “a capella”. Interessante aqui é compararmos o que ouvimos com o sean-nós irlandês e também com os cantos muçulmanos (a influência muçulmana aqui talvez seja direta, mas com o sean-nós é apenas um interessante acaso). O canto “a capella” muitas vezes soa profundo, ou ‘religioso’,mesmo quando cantam sobre coisas do mundo e da terra (como é o caso aqui), os corais alentejanos não são diferentes. Interessante pensar como a voz é um instrumento que quando,na tradição, está sozinho é usado em um sentido solene, como se desacompanhado estivesse indicando que tem algo mais importante a dizer.

CD Viola de Campaniça

LP Corais Alentejanos

Share/Save/Bookmark

Related posts

Tags: , , ,

This entry was posted on terça-feira, novembro 17th, 2009 at 19:26 and is filed under II- Volta por Portugal. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a reply

Name (*)
Mail (will not be published) (*)
URI
Comment

Spam Protection by WP-SpamFree