250px-Tin_Whistles

Depois da flauta irlandesa, a ‘irish flute’, convém um post sobre as ‘tin whistles’, a “flautinha irlandesa”. As ‘tin whistles’ ,como já é possível deduzir pela foto, são flautas que são tocadas na posição vertical (como a flauta doce) e como são a flauta barroca e a flauta irlandesa, sem as chaves de metal, as whistles são diatônicas – por isto a grande variedade de ‘whistles’ em afinações diversas.

A wikipedia (versão em inglês) diz que foram encontradas menções a flautas como as whistles, ou as feadolan, em manuscritos do século terceiro. O primeiro exemplar encontrado, no entanto, data do século XIV ou XV. De qualquer forma creio que seja possível dizer que as whistles se popularizaram, de fato, na música da Irlanda em um período mais recente (ao menos elas não são com facilidade encontrada nas gravações dos artistas irlandeses da primeira leva na década de 30). Hoje , no entanto, é um instrumento bastante popular na música tradicional irlandesa, devido ao preço acessível e assim como de vido a seu som bonito quando bem tocado (não é certamente o meu caso rs. – tenho um Clarke Sweetone, como este primeiro à esquerda, mas coitado dele rs.)

Bom vou postar ((aqui)) um álbum muito bom de uma whistler chamada Mary Bergin. O link eu tirei da, bastante útil, comunidade música celta e folk downloads no orkut, e como bem escreveu o usuário que postou o link: “referência OBRIGATÓRIA pra quem toca o instrumento!

Share/Save/Bookmark

Related posts

Tags: ,

This entry was posted on sábado, novembro 7th, 2009 at 17:59 and is filed under I- Passeio pela Irlanda. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

One comment

 1 

Gostaria de saber o nome e modelo dessas flautas e onde comprar.

Eu toco flauta doce, mas gostaria de comprar uma dessas para aprender.

Acredito que a dourada seja a mesma que aparece no clipe da Taís Alvarenga: http://www.youtube.com/watch?v=5gFVzZJ0g00#t=155 e tem o som muito bonito.

janeiro 2nd, 2014 at 16:35

Leave a reply

Name (*)
Mail (will not be published) (*)
URI
Comment

Spam Protection by WP-SpamFree