doolin15

Dando seqüência ao nosso percurso em meios às origens da música irlandesa (a música da Irlanda antes das grandes bandas e do grande revival nos anos sessenta),  vai aí um post sobre o canto ‘Sean Nós’. Canto ‘sean-nós’ nada mais é que o canto antigo (sean-nós significa em gaélico irlandês, justamente, estilo antigo) o estilo bastante ornamentado de cantar, sempre em língua gaélica, que precedeu a maneira de cantar que é utilizado nos grupos hoje (ainda que é certo que exista muito do estilo ‘sean-nós’ também no canto atual).

A respeito do ‘sean-nós’ lembro de ter ouvido o Paddy Maloney dos Chieftains no DVD ‘Down The Old Plank Road’ comentar que o canto do country americano de raiz o lembrava’. Ouçam e vejam (digam) o que acham a este respeito.

Este play disponível aqui é de gravações da década de 40 no condado de Cork, no sul da Irlanda. Trata-se de um CD vendido somente localmente, bastante raro, mas algum maluco postou no p2p , então nada melhor do que compartilhá-lo.

Sean Nós CD

Mais informações sobre o Sean-Nós vejam o texto que acompanha o CD e o excelente artigo deste jornal online

P.S.: Havia, por engano, publicado o link de um CD errado, agora se trata do CD correto (Sean-Nós do condado de Cork)

Share/Save/Bookmark

Related posts

Tags: , ,

This entry was posted on domingo, outubro 25th, 2009 at 10:52 and is filed under I- Passeio pela Irlanda. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 comments so far

 1 

Realmente, parece ser uma base. Mas a meu ver, até faz sentido, afinal os americanos foram colonizados por ingleses, e o “folk” americano, acaba sendo o country, posso estar falando besteira… mas que lembra, lembra

dezembro 12th, 2009 at 0:31
tiago
 2 

Fala Lucas, valeu pelo comentário. Neste caso acho que seria justa falar que o os EUA foram colonizados por irlandeses mesmo. Muitos foram para lá na época da grande fome nos século XIX…e na verdade como em alguns posts aqui eu escrevi as primeiras gravaçaões da música tradicional irlandesa foram nos EUA!

Sim, o “country”, principalmente os mais antigos, o de Hank Williams por exemplo, é um som enraízado na tradição! Mas tem muita riqueza na música foclorica nos estados unidos…inclusive a música cajun, que é cantada em francês!

Valeu!

dezembro 12th, 2009 at 9:53
Ari
 3 

Adorei as músicas, mas tá difícil encontrar as letras. Alguém sabe onde eu posso encontrá-las?

maio 27th, 2010 at 9:01
tiago
 4 

Ari, é realmente muito difícil achar letras de sean nós (talvez em muito pq no canto antigo é a música que está em primeiro plano – muitas vezes as letras são simplesmente associações de palavras)

maio 27th, 2010 at 9:12

Leave a reply

Name (*)
Mail (will not be published) (*)
URI
Comment

Spam Protection by WP-SpamFree