kalevala2

Abrimos uma exceção no nosso ciclo sobre a música tradicional da Inglaterra (mais tarde Escócia e Gales) para apresentar um “encore” sobre a música da Escandinávia.

Ocorre que o colega Eduardo Peruzzo disponibilizou na Internet um precioso CD  somente com o canto da forma Kalevala da Finlândia.

O canto da forma Kalavela corresponde ao canto, a declamação musical, dos contos folclóricos finlandeses que deram origem ao livro do Kalevela, que nada mais é que uma compilação dos poemas transmitidos através desta forma de canto, realizada no século XIX por Elias Lönrot.

Antes de se tornar palavras impressas, por muitos séculos, as aventuras e desventuras de Ilmatar (o espírito do ar, o Ariel, do folclóre finlandês), do herói Väinämöinen (ilustração acima) e sua Kantele, eram palavras cantadas  conforme as gravações (do início do século XX) gentilmente cedidas por nosso colega.

Confiram!: The Kalevala Heritage (novo link – new link)

P.S: É interessante comparar o canto da forma Kalevala com o sean-nós, o canto antigo, irlandês. Como ambos herdam a tradição da transmissão oral da cultura.

Share/Save/Bookmark

Related posts

Tags:

This entry was posted on terça-feira, março 16th, 2010 at 11:11 and is filed under III- Da Escandinávia e Ilhas do Norte. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 comments so far

 1 

Caramba, Tiago, obrigado por disponibilizar esse cd, nem imagina o quanto estou abstraindo agora, todas as histórias que li ao longo do tempo, agradeça ao Eduardo, grande disco

março 16th, 2010 at 16:41
EduardoHP
 2 

fico grato em poder compartilhar, saudações e bom proveito a todos!

março 17th, 2010 at 19:07
Mark
 3 

Achei o blog nem lembro como.
Voce ta fazendo um trabalho admiravel cara!
Muito obrigado!

Esse album tinha limite de 10 downloads, voce consegue disponibilizar algum outro link ?

março 21st, 2010 at 22:27
tiago
 4 

Valeu Mark! Novo link pro album no ar!

março 22nd, 2010 at 9:24

Leave a reply

Name (*)
Mail (will not be published) (*)
URI
Comment

Spam Protection by WP-SpamFree