balafon

É bem verdade que na África encontramos número maior de bons músicos, ou de músicos profissionais, em países como o Mali (terra de ótimos músicos como Ali Farka Touré ou Salif Keita – sim, o cara que é citado naquela famosíssima canção do Chico César), onde encontramos de fato muitas das origens do blues. Temos, contudo, música (e não só futebol) em países como Camarões.

O país é mais famoso por sua versão do afropop apresentado na música makossa. Versão que, entretanto, não produziu grandes, ao menos não em fama, artistas do gênero. Sally Nyolo, no vídeo abaixo, é uma excelente exceção.

Neste post vamos com um álbum com a música mais “enraizada” das diversas etnias que compõem o país: a música bikutsi e a música ekang. Estes estilos servem a propósitos sociais; no primeiro caso, na música bikutsi, como uma espécie de desabafo dos problemas cotidianos (o que inclui, neste caso com especial ênfase, problemas sexuais cotidianos); no segundo caso, na música ekang, questões religiosas e mágicas são abordadas.

O que ouvimos nesta música em primeira instância é a percussão conduzida por instrumentos de madeira, como o balafon (uma espécie de xilofone -  foto), ou ainda a flauta lela tocada em cerimônias religiosas (que pode ser ouvida na faixa 11 do álbum disponibilizado), além, é claro, do canto que efetua os lamentos e as especulações religiosas que caracterizam o gênero bikutsi.

Fiquem com o álbum: Musiques de Cameroon (da excelente gravadora Ocora)

Share/Save/Bookmark

Related posts

Tags: ,

This entry was posted on terça-feira, junho 22nd, 2010 at 1:14 and is filed under VI - Folclore e Futebol na Copa da África.. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comments so far

 1 

este site me ensinou muito sobre o país de Camarões

fevereiro 19th, 2014 at 19:44
Aliana Vitória
 2 

Não encontrei o que procurava,mas mesmo assim consegui fazer novas descobertas sobre esse país maravilhoso:Camarões.Confesso que a próxima dúvida que tiver procurarei esse site.Meus parabéns aos fudadores desse site.Dica:fazer novos sites com esse conteúdo seria muito bom.

abril 21st, 2014 at 18:28

Leave a reply

Name (*)
Mail (will not be published) (*)
URI
Comment

Spam Protection by WP-SpamFree