2062-Joji-Hirota-(32)

A música do Japão entra para a série daquelas que facilmente caberiam em um ciclo do blog. Não, de fato, da minha parte , pois conheço pouco da música de lá. Mas existe grande diversidade dentro da música japonesa, música que obedece aos diversos momentos da vida em sociedade  japonesa de séculos atrás. Temos hoje, música tradicional japonesa de côrte, música de festas japonesas e até mesmo, por exemplo, música de casa de banho. Todas estas músicas com humores diferentes.

Neste post, contudo, vamos fazer a China entrar em cena. Sim, apesar das inúmeras guerras e da rivalidade que existe entre os países, China e Japão são culturas irmãs.

O excelente álbum (pena que não tenho tempo de fazer uma crítica completa), que disponibilizo aqui para baixar, une a música do percussionista japonês Joji Hirota (foto), que toca o taiko, aquele grande bumbo japonês tocado com grandes clavas, assim como sinos e outros instrumentos de percussão japonesa, e Gue Yue, flautista que toca a flauta de bambu chinesa; a flauta, de belíssimo som, que talvez seja a origem da shakuhachi japonesa.

Trata-se de dois excelentes músicos (que , aliás, junto com Paul Brennan do Clannad lançaram o excelente Trisan, inusitada ponte musical entre Irlanda, Japão e China), uma união bastante feliz do som, dos “vôos meditativos”, da fluta de bambu chinesa e do “chute musical” que oferece o taiko e a sempre surpreendente percussão de Hirota.

Se você ainda não tirou um tempo para escutar musica oriental, eis aí uma uma grande porta de entrada: Álbum Joji Hirota & Guo Yue – Red Ribbon

P.S.: Guo Yue, além de um excelente músico ,é um culinarista, como vocês podem conferir no video abaixo.

Share/Save/Bookmark

Related posts

Tags: , ,

This entry was posted on quinta-feira, agosto 5th, 2010 at 19:22 and is filed under xSem categoriax. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comments so far

 1 

costo muto de joga futemol va si fude rapas to fala do bricado vio

setembro 24th, 2010 at 13:53
tiago
 2 

Haha. Ta bom, então.

setembro 24th, 2010 at 14:45

Leave a reply

Name (*)
Mail (will not be published) (*)
URI
Comment

Spam Protection by WP-SpamFree