fela1

Olá folks ,

Primeiro, desculpem-me pela ausência (estou ainda terrivelment ocupado). Sempre que puder, contudo, continuo tocando a frente este projeto que, ao menos em seu tema, já está bastante caduco.

Geralmente posto neste blog exemplos mais tradicionais das músicas dos países em questão. Não dá, no entanto, para escrever sobre a música da Nigéria sem escrever sobre o pai do afrobeat, Fela Kuti. Kuti foi um músico engajado politicamente (de maneira nem sempre ortodoxas – ele chegou a montar uma comuna de músicos que se auto-proclamou autônoma em relação à Nigéria) e ainda é dono de uma grande inventividade que o fez um dos pioneiros na mistura de genêros africanos à musica ocidental (mescla que, hoje, faz o sucesso de inúmeros musicos como Youssou’n'Dour, Salif Keita ou Sade, esta última também da Nigéria).

O afropop de Fela Kuti é um caldo grosso do jazz, do soul, do blues unido aos cantos tradicionais nigerianos. Em alguns momentos sua música lembra o que Bob Marley e o reggea faz com a música caribenha. O elemento da música negra norte-americana é , no entanto, em Kuti mais evidente. Do jazz ele absorve as longas passagens instrumentais. O elemento africano, no entanto, é nitidamente reconhecível, o que faz do já ótimo groove de Kuti algo bastante especial.

Fiquem com o álbum de 1970:  Fela Kuti – Black Man’s Cry

Share/Save/Bookmark

Related posts

Tags: ,

This entry was posted on segunda-feira, agosto 23rd, 2010 at 11:32 and is filed under xSem categoriax. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a reply

Name (*)
Mail (will not be published) (*)
URI
Comment

Spam Protection by WP-SpamFree