Skip to content →

Primeira Guerra Mundial: 100 anos em 5 HQS

Primeira Guerra Mundial completou 100 anos no último mês de junho. A data tomada como estopim para o início do conflito foi o assassinato do arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando, em Sarajevo pelo nacionalista sérvio Gavrilo Princip no dia 28 de junho de 1914. Como nenhuma outra arte, os quadrinhos mostraram bastante interesse pelo conflito.

Em outubro deste ano, o festival de quadrinhos The Lakes International Comic Art, em Kendal na Inglaterra, vai abrir uma enorme exposição sobre a Primeira Guerra e a produção de HQs. A mostra terá trabalhos desde os anos 1970 até os dias atuais, das tiras de Charley’s War até o novo Ghosts of Passchendaele, de Ivan Petrus.

Outra obra importante para lembrar os 100 anos do conflito é a coletânea To End all Wars, que traz 27 histórias curtas baseadas em acontecimentos reais. A grande parte é mostrada a partir do ponto de vista de soldados que viveram nas trincheiras da guerra. O livro inclui “The Coward’s War”, de Thomas Highgate, o primeiro soldado britânico executado por deserção durante a Primeira Guerra Mundial. Ainda não há previsão da obra sair no Brasil.

A nova coletânea sobre a Primeira Guerra, que sai este ano. (Divulgação).

A nova coletânea sobre a Primeira Guerra, que sai este ano. (Divulgação).

Confira, na Revista O Grito, 5 HQs importantes sobre o período, que podem ser compradas no Brasil ou importadas.

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Escrevi 3 livros de contos, crônicas e poemas. Venci o Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião” com ensaio sobre Roger Waters e o "duplipensar brasileiro" na Movin' Up.

Published in Livros