Skip to content →

Napster inaugura maior loja de MP3 do mundo

Lançada nesta terça feira, 20, a loja virtual do Napster terá o maior acervo de MP3 do mundo, com mais de 6 milhões de faixas, vendidas a U$ 0,99 cada. O primeiro e polêmico serviço de P2P da internet mundial, que causou golpe considerável na indústria musical em 1998, gerando milhares de programas semelhantes em anos posteriores e caindo em inúmeras brigas judiciais com gravadoras e mesmo bandas, como o Metallica tem como maior rival a Apple, líder de vendas atualmente com o seu iTunes.

A nova loja on-line de música oferecerá faixas digitais de todas as grandes gravadoras, bem como de milhares de selos independentes. As canções em formato MP3 serão compatíveis com a vasta maioria dos dispositivos digitais de mídia e celulares, entre os quais o iPod e o iPhone, da Apple.

O novo serviço do Napster tenta enfrentar o domínio da Apple no mercado de música digital ao oferecer aos consumidores mais canções sem proteção contra cópias ou administração de direitos digitais (DRM) – gerando uma grande mudança na forma de se vender música online.

Leia mais na matéria do G1/Reuters.

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Autor de 3 livros de contos, crônicas e poemas. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião”. Finalista do V Prêmio Petrobras de Jornalismo (2018).

Published in Mundo