Skip to content →

Further: o Chemical Brothers no automático

A impressão que se tem é que o Chemical Brothers se afundou rápido com o peso de ter lançado dois clássicos instantâneos da música eletrônica na década de 90: “Exit Planet Dust” e “Dig Your Own Hole” permanecem obras únicas, repletas de ótimos momentos e um punch muitíssimo bem explorado. Na sequencia, lançaram 2 discos no máximo medianos, entrando no século XXI com o bom “Come With Us”. “Push The Button” e “We Are The Night” mantiveram o nível um pouco acima da média, apesar de já sem o mesmo fôlego e as ideias de antes.

Até chegarmos ao recém-lançado “Further”, o pior disco da carreira da dupla. Perdido, totalmente derivativo e aborrecido, soa como uma grande reciclagem de épocas anteriores, quase que estranhamente fincado nos anos 80 (“Another World” ainda é feliz nisso), nem sombra do que já produziram antes. “Snow” dá o tom da obra: etérea e ambiente sem chegar a lugar algum. “Escape Velocity”, o primeiro single, é talvez o melhor momento. Com sua batida inicial chupada de “Baba O’Rilley”, do The Who – impossível não pensar nessa referência ao ouvi-la – são 12 minutos aproveitáveis do disco.

Depois a coisa descamba de tal modo que “Horse Power” é um dos poucos sopros de decência. Ainda que, hum, ela tenha samplers do relinchar de cavalos. Onde chegamos.  Com ausência quase completa de vocais e bateria, elementos muito bem utilizados por eles desde sempre, “Further” entrega o que a capa quer passar: um mergulho pálido e sombrio numa criatividade perdida.

Pra quem ficou conhecido também pela força dos seus shows ao vivo, “Further” é decepcionante e parece sinalizar uma canseira de alguns medalhões do house e cia da década de 90, como o Chemical e o Underworld. Falta a pimenta que os caracterizaram. Será preciso mostrar algo bem além do que está aqui para empolgar de novo. Eles ainda tem crédito suficiente para tanto.

Ouça

Published in Destaques Reviews de Cds