Das centenas de solicitações de bandas que recebo no MySpace, poucas são as vezes em que vou conferir a música. Como a maioria dos jornalistas, imagino, por pura e simples falta de tempo. Ás vezes, dou uma chance. Foi o que aconteceu com o Spiral. O grupo, da Polônia (!!!), pratica um som que mistura post-rock, prog, metal, eletrônica, indie e Bjork (especialmente pela vocalista, claramente influenciada pela islandesa).
Quem não suporta Bjork não precisa se desesperar. Eu mesmo não sou um dos maiores admiradores da garotinha. Fica terrivelmente chata na segunda música. O Spiral sofre um pouco deste mal – retirar os vocais da predominância de algumas faixas faria bem.
Mas não reduza-os ao estereótipo de “Bjrk”. As referências, de Porcupine Tree e Portishead a Yeah Yeah Yeah’s e Devin Towsend Band se fazem presentes.
No play, “Avalanche”:
httpv://www.youtube.com/watch?v=Uzr-8tgmdok
Melhor ainda é entrar no MySpace deles, ouvir todas as faixas e baixar o EP “Under The Cold”, completo e disponível gratuitamente. A que mais gostei foi “A Piece Of Ice In Me” – completíssima, melodia, peso e progressividade muito bem equilibradas – apesar das outras também serem bem boas.