Skip to content →

Melhores da Década: Ray LaMontagne – Till The Sun Turns Black (2006)

Dos diversos filhotes da linhagem de Nick Drake, Tim Buckley, Van Morrison e cia surgidos nos anos 2000 (Bon Iver, Fionn Regan, Damien Rice, etc), Ray LaMontagne sem dúvida é o melhor. Quem conhece os nomes citados já consegue traçar um panorama do que esperar: música triste, melancólica, banhada no folk mais pungente possível. “Till The Sun Turns Black”, como o próprio nome entrega, é o mais triste ainda da discografia de Ray.

Para ancorar a fossa, um arsenal belíssimo de instrumentos: violão, piano, órgão, hammond, ukulele, violino, cello, trompete, flauta, saxofone, baixo, sintetizador, viola e outros mimos mais. “Lesson Learned”, a faixa título, “Gone Away From Me”, “You Can Bring Me Flowers” e “Three More Days” são um bom caminho para trilhar.

Ray extrai toda a beleza possível da angústia, se apropria com talento dos mestres que descende. Por isso, por esse disco e pela discografia maiúscula (Trouble, de 2004 e o “solar” Gossip In The Grain, de 2008), merece o posto de figurar entre os melhores da década.

httpv://www.youtube.com/watch?v=DcoUEIm_YUo

Todo o álbum pode ser ouvido via streaming no Grooveshark. Deguste.

Published in Destaques Melhores Da Década (2000-2009)