Skip to content →

Canastra: alternativo nostálgico atual em turnê pelo Brasil

Ás vezes você pode ter boas surpresas no mundo da música. Algumas bandas te cativam. Outras o convertem num profundo entusiasta, bebendo o talento despejado ali, no palco ou em disco, fazendo-o torcer pelo sucesso do grupo de longe. Ou um pouco mais perto. O Canastra é um destes.


Segundo o release do grupo….

Formado em 2000 como um quarteto, o Canastra chamava a atenção pela mistura de dixieland, country, rockabilly, música de orquestra, samba de raiz, bandas de suíngue e por aí afora. Só que tudo isso tocado por músicos de formação rock, recrutados por Renato Martins, que fez carreira à frente do seminal Acabou la Tequila, nos anos 90. Edu Vilamaior (contrabaixo acústico, da Bigtrep), e Bruno Levi (guitarra) e Marcelo Callado (bateria), ambos do Carne de Segunda, completavam a formação que gravou “Traz a pessoa amada em 3 dias”, editado pela Monstro em 2004. O disco trazia futuros hits dos shows como “Diabo apaixonado”, “Cada um por si”, “Nuvem negra” e “Sorria”, composições com a marca de Renato Martins: conteúdo incomum e muito bom gosto. Não por acaso foi apontado como um dos melhores do ano pelos críticos d’O Globo.

O Canastra foi se especializando em apresentações ao vivo, a partir de um necessário up grade: entraram Fernando Oliveira (guitarra e trompete), da Bigtrep, Marcelo Magdaleno (saxofone, também Cisco Trio) e Marco Rafael (trombone). A banda passou a tocar a torto e a direito, testando e consagrando as novas músicas que não deixam o público passar incólume. As camisas floridas ou com temas caribenhos, o naipe de metais, as levadas de bateria (volta e meia tocada de pé) e as estripulias feitas por Edu e Renato com o contrabaixo acústico têm dado ao show contornos bem próprios. Sem falar no repertório que inclui, como bônus, releituras preciosas. Tem AC/DC, com “Back in black”; “Besame mucho”, da mexicana Consuelo Velázquez, cantada por Marcelo Madá; e “Tu vuo’ fa’ l’americano”, canção popular italiana, pinçada do filme “O talentoso Ripley”, de Anthony Minghella.


“Chega De Falsas Promessas” é o segundo play dos cariocas, que se encontram em turnê nas seguintes datas:

07 de junho – Juiz de Fora/MG
19 de junho – Sao Paulo no CBBAR (Club Belfiore) na festa Tik Twist
20 de junho – Uberaba no INCASA
21 de junho – Uberlândia no Goma
03 de julho – Jokers em Curitiba
04 de julho – Blumenau/SC
05 de julho – Florianópolis – Bar Drakkar

Sons e mais detalhes no MySpace da banda: www.myspace.com/canastra

Published in Cena BR