Skip to content →

Pio Lobato e Mestre Vieira das Guitarradas: o dna paraense

Feira MDA - Brasília - 18.06.2010

Um dos grandes méritos da Feira MDA 2010 foi trazer a Brasília nomes da música regional de diversos lugares do Brasil. No Palco Raízes tivemos a presença de um dos mais relevantes: Mestre Vieira, o inventor da guitarrada, gênero lançado por ele em 1977 com o primeiro disco “Lambada das Quebradas”. A guitarrada funde o dna da música paraense – como o carimbó – a ritmos dos países vizinhos como a cumbia e o merengue, dentre outros. Além do Mestre Vieira, o show foi liderado por Pio Lobato, da “nova geração” da guitarrada, músico e produtor, membro da banda Cravo Carbono, que fez um barulho razoável com os três discos lançados até agora.

Mestre Vieira, que participou do show do Cidadão Instigado no dia anterior (comentado aqui), teve a oportunidade de mostrar principalmente as músicas do seu novo CD: “Guitarrada Magnética”, com distribuição nacional pela Tratore.  Na primeira parte do show, Pio Lobato e banda mostraram um repertório mais acelerado, incluindo até uma fusão da guitarrada com o tecnobrega, ritmo que é verdadeira febre no Pará na última década (e sobre o qual recomendo o ótimo documentário Brega S/A).

Foto: Pio Lobato

Com a entrada de Mestre Vieira, a veia mais “tradicional” tomou conta, incluindo carimbós típicos (“pássaro grande carapirá, engole sardinha sem mastigar, sem mastigar, sem mastigar, engole sardinha sem mastigar”) e faixas do novo álbum, como “Brasiliano”, “Guitarrada Magnética” e “Cuidado Com O Mestre”. Entra de tudo no pilão. Além dos citados, os toques de choro, pop, lambada e marchinha são óbvios, fazendo todo mundo dançar. Mestre Vieira, de simpatia e timidez equivalentes à técnica, é um espetáculo por si só. Com 75 anos de idade e 50 de carreira, Vieira conquista imediatamente o respeito do público.

No fim, o “Desafio”: o Mestre convida a platéia a entregar qualquer objeto que sirva para improvisação na guitarra. E aí vem celular, enxada, pregadeira de cabelo, tênis, caneta. Todos batizados pelas mãos de Vieira. No fim, a sensação não é outra senão do privilégio de poder ver um ícone da música brasileira ao vivo, que geralmente passa ao largo do circuito mainstream. Todas as reverências – merecidas – ao mestre.

Links:

Blog Mestre Vieira

Trama Virtual Mestres da Guitarrada

CD Guitarrada Magnética na Livraria Cultura e Tratore

Cravo Carbono

Published in Destaques Reviews de Shows