Skip to content →

O quarteirão do soul e o berço do samba em Belo Horizonte

A Pedreira Prado Lopes é uma das mais antigas e também uma das mais violentas favelas de Belo Horizonte. Para além das estatísticas, o aglomerado na zona noroeste da cidade é o berço do samba na cidade. Trabalho de pesquisa que meu brother Negon Davidson levou para o projeto “Parceiro do MGTV”, da Globo Minas,  em reportagem que você assiste aqui. 

O projeto da Globo, que começou no Rio de Janeiro e hoje está presente também em SP, BH e DF, consiste em selecionar gente competente para contar as pautas, demandas e a história da “periferia”. É uma pequena janela no modorrento jornalismo local que é feito em todo lugar, infelizmente o braço do jornalismo que se tornou o ápice da nulidade e da “prestação de serviços” mais rasteira possível. Os parceiros, por outro lado, fazem o tal jornalismo ‘hiperlocal’ com propriedade, com gana e tesão, coisa que a sala da faculdade e o estúdio arrumadinho não costumam prover com eficiência.

Na primeira reportagem do projeto, Negon e equipe mostraram o Quarteirão do Soul (aqui), algo já mítico em Belo Horizonte: espaço para a celebração da black music na rua, por gente que tem envolvimento real com a essência do bagulho.

Também recomendo esse mini-documentário sobre o Quarteirão, de 05 anos atrás. Assista e, estando em BH, não deixe de conferir.

httpv://www.youtube.com/watch?v=fKKSMdk3q8k

httpv://www.youtube.com/watch?v=PPn11GzkY9g

httpv://www.youtube.com/watch?v=18urq7g_z1w

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Escrevi 3 livros de contos, crônicas e poemas. Venci o Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião” com ensaio sobre Roger Waters e o "duplipensar brasileiro" na Movin' Up.

Published in Cena BR