Skip to content →

R.I.P – Adam Yauch (Beastie Boys)

Adam Yauch | 1964-2012

É com grande tristeza que confirmamos que o músico, rapper, ativista e diretor Adam “MCA” Yauch, membro fundador do Beastie Boys e também da Fundação Milarepa que produziu o Tibetan Freedom Concert Benefits, e a produtora e distribuidora de filmes Oscilloscope Laboratories, faleceu em sua terra natal, Nova York, esta manhã depois de uma batalha de quase três anos com o câncer. Ele tinha 47 anos de idade.

Nascido no Brooklyn, em Nova York, Yauch aprendeu sozinho a tocar baixo na escola, formando uma banda para sua festa de aniversário de 17 anos que mais tarde se tornaria conhecida no mundo inteiro como Beastie Boys.

Com os colegas Michael “Mike D” Diamond e Adam “Adrock” Horovitz, o Beastie Boys vendeu mais de 40 milhões de discos, lançou quatro álbuns número #1 nas paradas – incluindo o primeiro álbum de hip hop a chegar ao topo da Billboard 200. O disco de estreia da banda, Licensed To Ill, de 1986, ganhou três Grammys e MTV Video Vanguard Lifetime Achievement Award. Mês passado os Beastie Boys foram introduzidos no Rock & Roll Hall of Fame, com Diamond e Horovitz lendo um discurso de aceitação em nome de Yauch, que não pôde comparecer.

Além da sua mão na criação de históricos álbuns como Paul’s Boutique, Check Your Head, Ill Communication, Hello Nasty e outros, Yauch foi um dos fundadores do Fundo Milarepa, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do conhecimento e do ativismo em relação às injustiças perpetradas em tibetanas nativas pelo governo chinês ocupacional e forças militares. Em 1996, a Milarepa produziu o Concerto da Liberdade no Golden Gate de San Francisco Park, que foi assistido por 100.000 pessoas, tornando-o o maior show beneficente dos EUA desde 1985 no Live Aid. O Freedom Concert continuou a encenar alguns dos mais significativos shows beneficentes em todo o mundo por quase uma década depois, em Nova York, Washington DC, Tóquio, Sydney, Amsterdam, Taipei e outras cidades.

Na esteira do 11 de Setembro de 2001, Milarepa organizou o movimento New Yorkers Against Violence, encabeçado pelos Beastie Boys no Ballroom de Nova York Hammerstein, com rendimentos líquidos pagos ao New York Women’s Foundation Disaster Relief Fund eo New York Association for New Americans (NYANA).

Sob o pseudônimo de Nathanial Hornblower, Yauch dirigiu vídeos icônicos dos Beastie Boys, incluindo “So Whatcha Want”, “Intergalactic”, “Body Movin” e “Ch-Check It Out”. Em seu próprio nome, Yauch dirigiu, no ano passado, “Fight For Your Right Revisited”, um vídeo estendido para “Make Some Noise”, do álbum « Hot Sauce Committee Part Two >> estrelado por Elijah Wood, Danny McBride e Seth Rogen como os Beastie Boys de 1986, enfrentando Jack Black, Will Ferrell e John C. Reilly como os Beastie Boys do futuro.

A paixão e o talento de Yauch para o cinema levou à criação da Oscilloscope Laboratories , que em 2008 lançou seu primeiro filme como diretor, o documentário de basquete “Gunnin’ For That #1 Spot”, tornando-se uma força importante na distribuição do vídeo independente, acumulando um catálogo de títulos aclamados como Kelly Reichardt’s Wendy and Lucy, Oren Moverman’s The Messenger, Banksy’s Exit Through The Gift Shop, Lance Bangs and Spike Jonze’s Tell Them Anything You Want: A Portrait Of Maurice Sendak, e muitos outros.

Yauch vive através da sua esposa Dechen e sua filha Tenzin Losel, bem como seus pais Frances e Noel Yauch.

Comunicado direto do site da banda.  

httpv://www.youtube.com/watch?v=evA-R9OS-Vo

 Mais:

Spin: MCA, RIP: Hear His Beastie Legacy in 15 Tracks

The Beastie Boys Sample Source Collection (todos os samplers usados pela banda)

 The Story Of Yo: The Oral History Of Beastie Boys

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Escrevi 3 livros de contos, crônicas e poemas. Venci o Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião” com ensaio sobre Roger Waters e o "duplipensar brasileiro" na Movin' Up.

Published in Mundo