Skip to content →

Filhos de Jorge – Ziriguidum

Novidade da música baiana, o Filhos de Jorge chega já demonstrando uma qualidade bem acima da média. “Ziriguidum” é o exemplo perfeito de simplicidade inteligente pro carnaval, indo além na influência rítmica, no arranjo e no vocal. Segundo Dan Miranda, o ótimo vocalista do grupo, para o portal IBahia: “O Ziriguidum na verdade é uma música que fizemos brincando e graças a Deus deu certo. Sempre tivemos essa coisa de brincar em casa. Por isso que colocamos um sofá em cima do palco, justamente para deixar um ambiente de casa mesmo, até porque a banda começou na sala de casa de Gileno, o tecladista da banda. Fazíamos todas as festas lá na casa dele. O Ziriguidum surgiu por esse motivo. Na época, estávamos concluindo o CD autoral e ele disse que seria uma boa ideia se fizéssemos uma música com coreografia, pois tem tempo que nenhuma banda faz uma música que tenha um passo ou coreografia e que seja fácil de assimilar”.

Provavelmente a melhor música do carnaval.

httpv://www.youtube.com/watch?v=U10M6bxZjQw

Outras músicas não deixam mentir sobre a qualidade do grupo no que fazem:

httpv://www.youtube.com/watch?v=TMoDlMvOzEM

Muito melhor do que muita banda indie (e muitos nomes brasileiros na música em geral) tentam emular, de modo insípido e sem sucesso, por não terem no DNA, apenas a artificialidade e a pretensão.

Isso aqui tem mais peso (conceitual e substancial) que muita coisa por aí:

httpv://www.youtube.com/watch?v=6aLSOKO8cao

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Autor de 3 livros de contos, crônicas e poemas. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião”. Finalista do V Prêmio Petrobras de Jornalismo (2018).

Published in Singles