Skip to content →

Porão do Rock 2013: programação completa

O Festival Porão do Rock, agora conhecido como PDR Festival, chega em 2013 à 16ª edição nos dias 30 e 31 de agosto (sexta-feira e sábado), a partir das 17h, no Estacionamento do Estádio Mané Garrincha, região central de Brasília. Serão 38 atrações divididas em três palcos, com cinco nomes internacionais, 18 nacionais e 15 formados no Distrito Federal e/ou Entorno.  Produzido pela ONG Porão do Rock, trata-se do maior festival independente de rock do Brasil, realizado anualmente na capital do país desde 1998, e que este ano conta com mais de 18 horas de som e público esperado de 40 mil pessoas nos dois dias.

As cinco bandas “gringas” são Mark Lanegan (EUA), Soulfly (EUA), Suicidal Tendencies (EUA), The Mono Men (EUA) e Banda de La Muerte (Argentina). Dos 18 nomes do cast nacional, destaques para Os Paralamas do Sucesso (RJ) – comemorando 30 anos de carreira –, Lobão (RJ), Dead Fish (ES), Krisiun (RS) e Matanza (RJ). Além de Leela (RJ), Devotos (PE), The Galo Power (GO), Kita (RJ), Leptospirose (SP), Nem Liminha Ouviu (SP), Pastel de Miolos (BA), Rocca Vegas (CE), Selvagens a Procura de Lei (CE), Supercombo (ES), Test (SP), Uh La La (PR) e Unconscious Disturbance (SP).

O rock do Distrito Federal está representado por 15 atrações, com destaques para Capital Inicial e Alf (ex-Rumbora e Supergalo, agora em carreira solo). Outros cinco nomes locais foram: Galinha Preta, Kábula, Os Maltrapilhos, Na Lata e Sexy Fi. As outras oito vagas locais foram preenchidas pela campeã do Festival Chilli Beans (Rios Voadores) e pelas vencedoras das quatro seletivas realizadas no DF e Entorno: Falls of Silence e Prisão Civil (Seletiva Taguatinga), Penteando Macaco (Seletiva Luziânia), The EgoRaptors e Cadibóde (Seletiva Plano Piloto) e Dualid (Seletiva Planaltina). A Saurios, terceira colocada na Seletiva Taguatinga, ficou com a vaga extra reservada para uma das bandas que mais se aproximou da classificação entre as quatro seletivas.

As 38 atrações (19 por noite) se dividirão em três palcos. Um deles, batizado Budweiser, abrigará sete nomes do rock pesado por noite em shows simultâneos aos demais espaços. Os outros dois palcos, BRB e UniCeub, dispostos lado a lado, terão pequenos intervalos entre o final de um show e o início de outro.

Nas 15 edições anteriores realizadas em Brasília desde 1998, o PDR Festival foi assistido por quase um milhão de pessoas  e reuniu  368 bandas/artistas diferentes, sendo 189 somente do Distrito Federal e/ou Entorno, 150 nacionais e 29 internacionais. Somando-se a outros projetos com a marca Porão do Rock (PDR), já foram quase 1.200 shows/apresentações desde então.


PROGRAMAÇÃO DE SHOWS


SEXTA-FEIRA (30/8)

PALCO UNICEUB
18h – Penteando Macaco (DF/GO)
19h10 – The Galo Power (GO)
20h20 – Dead Fish (ES)**
22h – Nem Liminha Ouviu (SP)
23h10 – Alf  (DF)*
1h20 – Leela (RJ)


PALCO BRB
18h35 – Dualid (DF)
19h45 – Kita (RJ)
21h25 – Banda de La Muerte (Argentina)
22h35 – Selvagens a Procura de Lei (CE)
0h – Capital Inicial (DF)***
1h55 – Matanza (RJ)***


PALCO BUDWEISER
19h05 – Cadibóde (DF)
19h55 – Falls of Silence (DF)
20h45 – Kábula (DF)
21h35 – Devotos (PE)**
22h55 – Os Maltrapilhos (DF)
23h45 – Test (SP)*
0h50 – Soulfly (EUA)***


* Shows de até 45 minutos
** Shows de até 1 hora
*** Shows com mais de 1 hora
Os demais shows terão 30 minutos de duração

SÁBADO (31/8)


PALCO UNICEUB

17h30 – Saurios (DF)
18h40 – Supercombo (ES)
19h50 – Sexy Fi (DF)
22h – Uh La La (PR)
23h10 – Mark Lanegan (EUA)**
0h50 – The Mono Men (EUA)**


PALCO BRB

18h05 – The EgoRaptors (DF)
19h15 – Rocca Vegas (CE)
20h25 – Os Paralamas do Sucesso (RJ)***
22h35 – Na Lata (DF)
0h15 – Rios Voadores (DF)
1h55 – Lobão (RJ)***


PALCO BUDWEISER
19h – Pastel de Miolos (BA)
19h50 – Prisão Civil (DF)
20h40 – Unconscious Disturbance (SP)
21h30 – Krisiun (RS)**
22h50 – Galinha Preta (DF)*
23h55 – Leptospirose (SP)*
1h – Suicidal Tendencies (EUA)***
* Shows de até 45 minutos
** Shows de até 1 hora
*** Shows com mais de 1 hora
Os demais shows terão 30 minutos de duração

INGRESSOS


5.1 – Valores

. ANTECIPADOS (sexta ou sábado)

R$ 15 (meia-entrada) + 1kg de alimento
. NA BILHETERIA (sexta ou sábado)

R$ 20 (meia-entrada) + 1kg de alimento

5.2 – Pontos de Venda

.  Chilli Beans (Shopping Iguatemi, Shopping Boulevard, Conjunto Nacional, Brasília Shopping, Pátio Brasil Shopping, Terraço Shopping, Park Shopping, Pier 21 e Taguatinga Shopping)

.  Porão Rockwear (Taguatinga, atrás do Alameda Shopping)

.  Abriu Pró Rock (Gama Shopping)
. Kingdom Comics (Conic)
. Kingdom Camisetas (107 Norte)

Importante: os alimentos devem ser entregues somente na hora e no local do festival, NUNCA nos pontos de venda antecipados. Todos os alimentos serão repassados ao programa Mesa Brasil, do SESC, dentro da campanha Rock contra a Fome, desenvolvida pela ONG Porão do Rock desde 2003.

 Atenção: por determinação da Vara de Infância e Adolescência do Distrito Federal, o acesso ao evento é permitido aos maiores de 16 anos. Menores de 13 a 15 anos poderão entrar acompanhados de responsável maior de 18 anos, mediante a apresentação de autorização dos pais, registrada em cartório. Menores de 13 anos somente entrarão com pai ou mãe. Em todos os casos (inclusive para os maiores de idade), é preciso apresentar, na portaria do evento, carteira de identidade ou certidão de nascimento.

ESTRUTURA

A arena montada no Estacionamento do Estádio Mané Garrincha, com capacidade para até 30 mil pessoas por dia, dispõe de toda uma infraestrutura que permite ao público encarar a “maratona” roqueira, com:

  • 2 (dois) palcos montados lado a lado e batizados BRB e UniCeub;
  • 1 (um) palco, chamado Budweiser, distante 350 metros dos palcos BRB e UniCeub, e com shows simultâneos aos outros dois palcos;
  • Praça Radical, patrocinada pelo Cartão BRB, com muro de escalada, tirolesa, mini ramp de skate e bungee jump;
  • Lojinha PDR com venda de produtos da marca PDR (camisetas, adesivos, mochilas, etc), além de artigos das bandas participantes e divulgação das campanhas sociais e parceiros;
  • Tenda da ONG Rodas da Paz, responsável pela guarda dos equipamentos do público que for ao festival de bicicleta;
  • Tenda do SESC-DF, responsável por receber os alimentos doados pelo público que pagou pagante;
  • Praça de alimentação;
  • Postos médicos;
  • Banheiros químicos

(Release Oficial)

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Escrevi 3 livros de contos, crônicas e poemas. Venci o Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião” com ensaio sobre Roger Waters e o "duplipensar brasileiro" na Movin' Up.

Published in Agenda