Skip to content →

Update: Grooveshark, Rádio UOL, Garagem e Billboard

Três antigas e uma nova: o Grooveshark, serviço já destrinchado anteriormente aqui na Movin’, simplesmente o melhor serviço online de música da atualidade, sofreu um upgrade. Apesar do dourado breguíssimo da abertura, o saldo é positivo: os menus estão melhor organizados, a navegação mais intuitiva e tudo ficou mais simples e fácil. Confira, por exemplo, os resultados da busca por “Pink Floyd“.  Navegue entre as abas, os albuns, a playlist, etc e seja feliz. Troque por qualquer artista que quiser e aproveite. O Grooveshark é o principal motivo para eu ter abandonado a Last FM, deixado completamente de baixar música e por aí afora. Quando quero, ouço por lá. Se conhecer algum serviço melhor, contribua.

No Brasil, outro site importante e que também oferece muita música em streaming é a Rádio UOL. Diversos álbuns completos e muita música nacional (que às vezes falta no Grooveshark).  Em vez da navegação ruim e cheia de janelas de anteriormente, agora basta adicionar as músicas desejadas na playlist lateral. O player é uma emulação do Windows Media e funciona bem. Vale a pena.

Outra notícia já antiga mas que merece (muito) a lembrança é a volta do programa Garagem. Por muitos anos  um dos principais redutos de boa música, humor de qualidade, entrevistas, opinião e esculhambação bem feita da rádio brasileira. Nascido em 1991, passou por várias fases e agora renasce no Showlivre, em dois blocos de 1 hora cada, capitaneado por André Barcinski e Paulo César Martin. Já está no oitavo programa e, devo sublinhar, cada um é imperdível. Volta a ocupar, instantaneamente e por merecimento, o posto de melhor programa do país.

Por fim, a novidade no mercado editorial (que, ao contrário do que o lugar comum do fim do jornalismo prega, vai muito bem, obrigado) é a estreia da revista Billboard no Brasil. A mais antiga publicação sobre música no mundo (desde 1894). O formato, claro, segue o padrão da matriz estadunidense e os rankings tradicionais estão presentes, com rankings regionais no Brasil. A abordagem mais ampla engrossa o caldo do jornalismo musical no país. A primeira edição, com Roberto Carlos na capa, dá uma ideia: RC, Vitor & Leo, Paul McCartney e o escambau. A segunda, anunciada, estampa o show do AC/DC. Serve para fazer um contraponto interessante à boa Rolling Stone. A qualidade das matérias ainda patina, mas demonstra espaço nítido para melhorar. Quanto mais revistas de música no mercado, óbvio, melhor. Estamos servidos com um nível de satisfação aceitável.

Sigamos.

Published in Cena BR Destaques