Skip to content →

90 dias com Catra

Lançado em outubro deste ano na web, ainda em versão pré-finalizada, o documentário “90 Dias Com Catra” fez um bom barulho por aí. Já chegando perto da marca de 1 milhão e 300 mil views. Entrando dentro da vida de Mr. Catra, um dos maiores ícones do funk e da música verdadeiramente popular do Brasil, o doc mostra a história desse curioso “playboy preto”, como o mesmo diz, criado na Tijuca pela família do patrão da sua mãe, que estudou 2 anos de direito, adepto do judaísmo, pai de mais de 20 filhos, faz em média 4 shows por noite, lançou um punhado de clássicos e outras tantas versòes escrachadas de sucesso diversos.

httpv://www.youtube.com/watch?v=zG3oERMnIXo

Catra resume muito da cultura brasileira. Seja na sua história, nas suas músicas, no vasto conhecimento musical, na personalidade absurdamente espirituosa, nas ideias bem boladas e contraditórias, na sua noção de família, na ligação das favelas e a riqueza, na penetração em todas as camadas sociais e todo tipo de público. O documentário mostra isso e mais.

Pra completar o pacote é altamente recomendado a leitura da entrevista e da análise feita por Ronaldo Bressane e Kátia Lessa na Revista Trip de junho de 2009, disponível na íntegra no site. Catra é um personagem único, indo muito além do senso comum. Retrato cru e fundamental de um país cambaleante, repleto de paradoxos. Catra provoca todos eles.

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Autor de 3 livros de contos, crônicas e poemas. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião”. Finalista do V Prêmio Petrobras de Jornalismo (2018).

Published in Cena BR Destaques