Skip to content →

O mapa do metal

Para quem quer conhecer toda a “árvore genealógica” de um estilo, o mapa do metal é um trabalho fantástico e essencial. Desde os primeiros passos para um som mais pesado, dentro do blues, garage e psychedelic rock até os primórdios do hard (do Blue Cheer aí da foto) chegando ao heavy metal e suas dezenas de subdivisões e gêneros relacionados.

Cada estilo tem sua explicação teórica e principalmente algumas das músicas ícones relacionadas para streaming, fácil e direto. Você pode literalmente acompanhar as linhas que ligam uma vertente à outra, passear pelas décadas, indo em várias regiões do mundo: EUA, UK, América do Sul, Escandinávia, Oriente Médio, etc. Belo trabalho de Patrick Galbraith e Nick Grant.

Tanto para quem é profundo conhecedor quanto pra quem está afim de descobrir um pouco mais, o site oferece um guia completo: vai lá!

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Autor de 3 livros de contos, crônicas e poemas. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião”. Finalista do V Prêmio Petrobras de Jornalismo (2018).

Published in Destaques Mundo