Twittei outra hora sobre como a MTV podia muito bem voltar a transmitir programas como o Lado B e o Fúria / Gás Total. A princípio pode parecer nostalgia, mas não é – existem centenas de bandas legais rolando por aí que podiam muito bem entrar numa programação mais voltada a nichos. Tem fundamento o argumento de que “tá tudo no YouTube”, mas ainda acredito que um programa de “target” específico e com hora marcada (e, claro, bem divulgado) teria sua audiência. Eu sou ouvinte do “Etc”, programa do Massari na Oi FM, todos os domingos às 22h. O que ele toca tá tudo na internet já, mas o filtro e a assinatura dele valem mais do que qualquer search.
Aí o Movin’ Up me pediu um set list. Eu curto essas brincadeiras, então vamos lá: um bloco fictício de cada programa, com um pequeno comentário de cada vídeo. E vale o PS: estabeleci um critério de incluir somente vídeos oficiais. E também não tem só novidades, decidi incluir músicas de 2010 que não foram muito divulgados.
Começando com um bloco “Lado B”:
– MOGWAI – San Pedro
Curta e direta, uma das melhores faixas do Hardcore Will Never Die But You Will, trabalho mais recente dos escoceses. O álbum mal saiu e este já é o terceiro clipe oficial extraído do disco.
– DISAPPEARS – Superstition
Banda obscura de Chicago, acabou de soltar Guider, seu segundo disco. Tosquices propositais de Velvet Underground e The Fall, com direito a presença ilustre de Steve Shelley (Sonic Youth) nas baquetas.
– I LIKE TRAINS – A Father’s Son
Mais uma banda escocesa, o I Like Trains (antes conhecido como iLiKETRAiNS) é estranhamente considerado uma banda de post-rock, apesar dos climas art-rock mais próximos do The National. Faixa do He Who Saw The Deep (2010).
Aí um bloco do “Gás Total” (vale o parêntese: se bem me lembro do Fúria, era um lance mais voltado pra clássicos, metal melódico etc. O Gás Total passava uns lances mais legais. Mas posso estar enganado)
– KYLESA – Tired Climb
Faixa do Spiral Shadow, último trabalho da banda americana lançado no final do ano passado. Stoner, sludge, psicodelia, meio que um Queens Of The Stone Age ainda mais ácido e pesado.
– MASTODON – Crack The Skye (live)
Do Live At The Aragon, álbum ao vivo recém-lançado dessa banda americana. Considerado como “progressive metal”, estão mais para o sludge de um Neurosis ou mesmo o metal clássico de um Metallica.
– CAVALERA CONSPIRACY – Killing Inside
Faixa do recém-vazado Blunt Force Trauma, novo disco dos irmãos Cavalera. “Killing Inside” tem um certo clima pós-industrial, mas o disco é o grande Sepultura (aquele) de sempre.