Skip to content →

De La Soul – First Serve

Um dos melhores grupos de hip-hop da história está de volta! Ou pelo menos parte dele. 8 anos após “The Grind Date”, o último disco de estúdio, o De La Soul – na figura de Posdnuos e Trugoy, encarnados como “First Serve” + DJ Chokolate, coloca no mercado “Plug 1 & Plug 2 Present… First Serve”, lançado através deste tumblr que, de quebra, é um dos melhores do ano. O tumblr, com uma colagem de imagens, gifs e brincadeiras visuais que fazem parte da identidade da banda, é uma delícia de exercício vintage/cool provocativo.

Assim como o disco. “First Serve” começa lá em cima com “Pushin’ Aside, Pushin’ Along” e segue na mesma toada até o fim. Tudo que fez do De La Soul o que é, está lá, obviamente “modernizado”, com uma pegada mais urgente, mais direta. Os samplers, blasts e beats escolhidos e feitos com inteligência, linhas vocais “ganchudas”, paradas e retomadas em alta rotação. Kelvin Mercer e David Jolicoceur assumem a persona de um grupo de hip-hop enfrentando a indústria da música nos anos 90, com o sucesso, a separação e a ficcional reunião.

Ou seja, praticamente o que o próprio De La Soul viveu e vive até hoje. Uma das eternas provas que o talento sobrevive não importa quanto o tempo passe. Nostalgia e novidade num pacote que vale bem mais do que a sua atenção.

Jornalista investigativo, crítico e escritor. Publico sobre música e cultura desde 2003. Fundei a Movin' Up em 2008. Autor de 3 livros de contos, crônicas e poemas. Vencedor do Prêmio de Excelência Jornalística (2019) da Sociedade Interamericana de Imprensa na categoria “Opinião”. Finalista do V Prêmio Petrobras de Jornalismo (2018).

Published in Reviews de Cds